terça-feira, 18 de maio de 2010

Caros comunicadores. A cada semana abordaremos um tema que diz respeito à comunicação. É um prazer partilhar esse espaço com vocês e cada opinião ou conceito sobre os temas abordados serão muito bem vindos. Além disso, aceito pedidos!!! Se houver temas de interesse relatem aqui e vamos discutir juntos.
O tempo todo comunicamos, seja com olhar, com gestos, com postura, fala, voz, respiração.... mas pouco sabemos sobre como soamos para o outro. É fácil descrever o outro, o que ele transmite nas mais diversas situações de comunicação, mas como é difícil nos descrever. Talvez esse seja um dos mais fortes motivos que desencadeiam o medo de falar em público, medo esse que assombra e paralisa muitos indivíduos. Saber comunicar é fundamental para realização pessoal e profissional. Grandes empreendedores da atualidade julgam "comunicação" o fator mais importante para atingir sucesso na carreira. Nosso blog tem foco em fase oral de concursos públicos, mas a intenção é que, ao explorar a boa comunicação e "construir" o bom comunicador essa condição reflita em todo comportamento comunicativo, seja com os pares no trabalho, na família, com amigos, com a comunidade e naquele rico momento em público, onde se quer marcar presença. Vamos construir o bom comunicador e nada melhor que falar do medo que precede o momento de falar em público. Então nosso primeiro tema na próxima semana será "O medo de Falar em Público". Envie sugestões...Até lá!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara Ana Lúcia,

    Com certeza, o medo que precede o momento de falar em público é o maior fantasma que assombra quem não tem o hábito de falar em público.

    Sempre fui muito tagarela, seja em casa, seja com os amigos, mas sempre numa situação bem informal.

    Entretanto, quando o “papo” é falar em público, a suadeira começa. Acho que, se algum dia falei em público, formalmente, foi em alguma apresentação de trabalho escolar, nem me recordo mais.

    Ler na escola, pra todo mundo ouvir, nem pensar; somente se fosse obrigada. Convite pra ler na igreja, recuso todos; ficar na frente de um microfone, sozinha, recebendo os olhares daquela multidão... UFA!!! O coração dispara! Não dá.

    Esse medo, que não desejo ter (mas tenho), me acompanha desde menina, mas venho tentando superar esse carma. Suas aulas têm me ajudado muito; têm me dado coragem para tentar enfrentar esse “medo”, que mexe com toda a minha estrutura física, psicológica e emocional.

    Tenho tido vontade de me arriscar e fico pensando na sua fala, na sua postura, no seu incentivo, sempre nos impulsionando a vencer toda e qualquer barreira relacionada à comunicação.

    Na sua última aula (22/05/2010), você disse que o ideal seria se começássemos a falar, seja em casa, seja pra um grupo de amigos, e que começássemos a aceitar os convites. Para minha surpresa, quando cheguei a casa, havia um convite para dar uma breve palestra para uma turma do 2.º ano, do ensino médio, sobre políticas públicas (tema relacionado, de certa forma, com a minha profissão). Aceitei o convite; com o coração na mão, mas aceitei.

    Vamos ver o que acontece. Vou treinar bastante e tentar exorcizar esse fantasma que se chama MEDO.

    Reza por mim. Grande abraço.

    Márcia Bortoloti

    ResponderExcluir