segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Medo de Falar em Público

Retomada na programação!!! Pior que o medo de falar em público é a culpa de ainda não ter escrito sobre o medo de falar em público!!! Mas vou me redimir e trabalhar comunicação com cada seguidor.
Vamos iniciar perguntando: de onde vem esse medo? O medo de Falar em Público!!!
Algumas pesquisas informam que falar em público é o primeiro medo na lista de medos do ser humano. Acredito que um dos grandes motivos é porque pouco nos conhecemos de fora. Pouco sabemos sobre nossa imagem projetada. Sabemos descrever o outro, mas não sabemos descrever sobre como soamos para as pessoas. Assim, parece que se nos propusermos ao autoconhecimento talvez seja possível identificar e compreender alguns medos no momento das exposições.
Inicialmente é importante que exista intimidade com o conteúdo a ser exposto. O primeiro passo é o conteúdo, para que, posteriormente possa ser trabalhada a forma. Explore possibilidades do conteúdo, pense em novidades, no prazer de levar seu conhecimento. Envolva-se com afetividade com o conteúdo. Pense que é uma chance de projetar um trabalho, uma experiência. Nunca veja como problema, se for problema é porque ainda não é hora de falar sobre esse assunto. Muitas vezes mais vale adiar, mas não evitar!!!
Em relação a forma, não há necessidade de ausência total do medo. Medo traz cautela, medo aumenta a capacidade de percepção, medo faz parte da preocupação em fazer bem feito. A ausência total do medo pode trazer problemas durante a comunicação. Quem nunca se deparou com aquele "orador" que não percebe a hora de parar, ou que não tem noção que aquela piada não cabe naquele lugar? O medo traz prudência, no entanto ele não pode paralisar.
Então vamos entender o seu medo, faça uma atividadezinha simples, mas forte em seu retorno, responda a pergunta: Medo de que ao falar em público?
Vamos tentar decifrar alguns:
Medo de errar? É possível corrigir, sem dúvida, ninguém está ali para te punir, todos ouvintes sabem que é um momento que tem determinada tensão.
Medo de dar branco? Retome de onde lembrar, relembre, peça desculpas e retome a linha de raciocínio. Tenha em mente palavras-chave, elas farão com que você reencontre o caminho.
Então medo faz parte, não brigue com ele. Entre em harmonia. Não é fácil, mas é extremamente possível. Faça uma listinha com medos e encaminhe.
Uma condição é fato: para melhorar a desenvoltura da comunicação é preciso treino e dedicação, como tudo na vida!!! Para isso é necessário investir energia, só assim se conquista outro padrão. Quantas pessoas conhecemos que faz anos têm a mesma atitude e assim as mesmas respostas da vida! Mudar o resultado requer mudar a atitude. Pense nos seus medos e descreva. Você verá que muitos são imaginários. Divida esse momento com todos nós COMUNICADORES. Até a próxima.

Um comentário:

  1. Boa tarde, Dra. Lucia,
    Parabéns pelo blog e pela pertinência dos comentários.
    Sou aluno do LFG e candidato à prova oral de Magistratura do Trabalho em MG, que se realizará na última semana de abril, e gostaria de ter consultas com a Dra., se possível.
    Resido na região de Campinas e mo deslocaria se necessário.
    Peço desculpas por fazer contato pelo blog, mas foi o único meio que encontrei.

    Atenciosamente.

    Vinícius

    ResponderExcluir